A Educação Física na atualidade
- Programa de Educação Tutorial – FAEFID
- 21 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Segundo a UNESCO: “ATIVIDADE FÍSICA É UM DIREITO DE TODOS E UMA NECESSIDADE BÁSICA”.
Então definiremos –
Atividade Física: “É definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso”.
Exercício Físico: “É toda atividade planejada, estruturada e repetida que tem por objetivo a melhoria e a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física”.

Segundo tais definições, podemos concluir que passamos a maior parte da nossa vida em plena atividade física, ou seja, a partir do momento em que acordamos começamos a produzir movimentos corporais, quando caminhamos, trabalhamos, tomando nosso banho, ou até mesmo quando comemos, são exemplos bem simples de como estamos nos movimentando, esse movimento voluntário e necessário nos faz estar em atividade física.
Já o Exercício Físico, nos faz pensar em movimentos e objetivos mais específicos, eles estão diretamente ligados ao esporte de qualquer nível, tanto para o atleta quanto ao praticante eventual.
Não podemos comparar o resultado de um exercício físico de um atleta atuante e competitivo para com um praticante comum, levando em consideração dois pontos muito distintos: pessoas que praticam o esporte apenas por bem estar físico, mental ou até mesmo por problemas de saúde, terão uma seqüência de exercícios específicos para o seu biotipo e suas necessidades vitais, melhorando sua condição física-mental, de uma forma mais lenta e em muitos casos não visíveis.
Já no atleta denominado para competições, veremos um resultado mais visível, estando diretamente ligado à perfeição física e também desenvolvendo habilidades mais específicas e eficazes para a modalidade esportiva do indíviduo.
Segundo a (OMS – Organização Mundial da Saúde) Saúde significa: Um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidades.”
Segundo essa definição defenderemos a Educação Física como uma forma de prevenção às doenças que hoje afetam a maior parte da população, pois se ela contribui para um desenvolvimento físico e mental, vamos seguir falando dos benefícios que ela pode proporcionar ao indivíduo.
Fonte: www.cuide-sebem.com.br
Fonte: http://www.ufjf.br/petfaefid/2011/01/08/a-educacao-fisica-na-atualidade/
Comentários